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Estamos vivenciando uma situação delicada, que exige de todos nós prudência e cuidado. Neste momento, é importante a atenção aos nossos pensamentos, ao nosso coração.
A tecnologia pode nos ajudar muito neste período de quarentena. Primeiro, busque informações em instituições sérias como a Organização Mundial da Saúde, muito cuidado com fake news, para que não seja causado um pânico desnecessário.
Mas o que gostaria de compartilhar com vocês é que a tecnologia é uma grande aliada neste momento. Muitos trabalhadores estão home office, mas não podemos parar. Para esta nova demanda temos várias ferramentas disponíveis,. O Google está liberando opções de videoconferência gratuitamente, o Skype pode ser utilizado para esta finalidade também, o WhatsApp, ferramenta tão conhecida de todos, o Whereby, opções não faltam para que possamos continuar o nosso trabalho.
As vendas online são uma ótima opção para inovar, criar e permitir que sua empresa continue crescendo. De acordo com o economista-chefe do UBS Global Wealth Management, Donovan, o fato de a participação no mercado de comércio eletrônico ser significativamente maior hoje do que durante o último grande surto de 2002 (Sars) poderia reduzir o impacto econômico do coronavírus. O medo é uma das principais causas de perturbação econômica.
Hoje o cliente é omnichannel, ou seja, está tanto no ambiente online, quanto no offline. De forma prática, podemos trazer o nosso comportamento como consumidores.
Pense em você como consumidor: você pesquisa no Google por um sapato, por exemplo, vai até a loja física, experimenta para ver o tamanho certinho e modelo, pergunta para amigos, familiares, grupos nas redes sociais, a opinião sobre aquele produto, aquela marca, aí efetua a compra online. sto é ser omnichannel, se como consumidor você age assim, seu cliente também realiza o mesmo processo. Pense bem, se pesquisarem o seu nome no Google e não encontrarem, você "não existe", imagine a sua empresa, se ela não tem uma presença digital, ela não existe para o seu público-alvo.
O mercado de e-commerce é muito promissor e cresce a cada ano. Há mais de 900 mil sites de e-commerce no país! De acordo com estudo recém publicado, foi registrado o aumento de 37,59% no número de lojas online (Pesquisa realizada por PayPal e BigData Corp).
O volume de vendas do comércio eletrônico, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, foi de R$ 79,9 bilhões em 2019.
No momento que estamos vivendo, a Amazon vai abrir 100 mil vagas de trabalho nos EUA, a varejista está se preparando para a alta demanda do e-commerce. No Mercado Livre, mais de 8,2 mil pessoas de suas equipes já estão trabalhando em casa, mantendo suas operações funcionando normalmente, cientes de que o comércio eletrônico e os pagamentos digitais são fundamentais para milhões de usuários continuarem suas atividades sem sair de suas casas.
Você pode dedicar este período para planejar a sua loja virtual e colocá-la no ar, sendo mais um canal de vendas. Utilize as redes sociais para mostrar seus produtos, entregue na casa do cliente, leve algumas opções para ele experimentar. Não pare, reinvente o modo de fazer as coisas.
Este tempo também pode ser utilizado para você desenvolver conteúdo relacionado ao seu negócio. Cada vez mais as empresas entregam conteúdo de qualidade gratuitamente. Estou certa que ninguém gostaria de passar pela situação que passamos agora. O que podemos fazer é ter todo o cuidado, pensando na coletividade, e para os nosso negócios pensar fora da caixa, ou melhor, quebrar a caixa, criar novos modelos de negócio para o seu projeto.